Sabine Hueck traz a fusão Brasil-Alemanha ao Festival Gastronômico de Pomerode

Sabine Hueck traz a fusão Brasil-Alemanha ao Festival Gastronômico de Pomerode

Foto: divulgação

Uma chef internacional que há quase quatro décadas conecta sabores brasileiros e alemães em Berlim é o nome por trás do cardápio inédito da 19ª edição do Festival Gastronômico de Pomerode. Sabine Hueck está atuando como consultora do evento, que acontece de 10 a 27 de julho no Pavilhão Municipal da cidade.

Sob sua orientação, 12 receitas exclusivas serão apresentadas por restaurantes locais, explorando o tema “Entre Dois Mundos”, que propõe um encontro entre a herança dos imigrantes e a Berlim contemporânea.

Filha de um alemão e de uma austro-alemã, Sabine nasceu em São Paulo e vive na Alemanha desde os anos 1980. Na capital alemã, comanda o Atelier Culinário, um espaço que mescla arte, cultura e gastronomia, e onde realiza jantares, exposições e encontros multiculturais. Professora e autora de cinco livros, ela também é apresentadora do programa “Con sabor y saber”, exibido pela emissora internacional Deutsche Welle para o público hispânico.

A relação de Sabine com Pomerode começou ainda na infância, durante as férias em família no Sul do Brasil. Desde abril deste ano, ela tem acompanhado os restaurantes da cidade na criação dos novos pratos que mesclam técnicas alemãs a ingredientes regionais.

“O que mais me atraiu em Pomerode foi encontrar receitas tradicionais alemãs em meio a uma produção regional de altíssima qualidade. Saboreei alguns dos melhores queijos, chocolates e doces do Brasil. O desafio é valorizar esses produtos com toques da cozinha alemã moderna”, afirma a chef.

A proposta de unir tradição e inovação agradou à Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do festival. Para o presidente da entidade, Ivan Rudolfo Koch, a consultoria de Sabine representa um passo importante na qualificação da gastronomia local.

— Acreditamos que essa troca vai deixar um legado duradouro nos nossos restaurantes e no turismo da cidade — destaca Koch.

Além das 12 receitas inéditas, o festival reunirá mais de 100 opções gastronômicas, entre entradas, pratos principais e sobremesas, acompanhadas por vinhos, cervejas artesanais, licores, drinks e o tradicional Glühwein — o quentão alemão. A experiência completa inclui aulas show, apresentações culturais e musicais, em um ambiente acolhedor, com serviço de mesa e louças de porcelana, talheres de metal e taças de cristal, sem uso de descartáveis.

Com cerca de um milhão de visitantes por ano, Pomerode atrai turistas com sua atmosfera tranquila, herança germânica e eventos como a Osterfest (Páscoa), a Festa Pomerana (janeiro), além de competições esportivas como a Maratona Internacional (outubro) e o UCI Gran Fondo (novembro). Mais informações estão disponíveis em visitepomerode.com.br e nas redes sociais @visitepomerode.

Publicar comentário