Morre Daniel Fernández, um dos sobreviventes da tragédia nos Andes

ÚLTIMAS

Morre Daniel Fernández, um dos sobreviventes da tragédia nos Andes

Daniel Fernández Strauch, um dos 16 sobreviventes do trágico acidente aéreo nos Andes, morreu nesta quinta-feira (8) em Montevidéu, no Uruguai, aos 79 anos. A informação foi confirmada por Gustavo Zerbino, também sobrevivente da tragédia ocorrida em 1972. “Um amigo querido, um grande pai e um avô maravilhoso”, disse ele à agência EFE.

 

 

 

Daniel fazia parte da delegação do time de rúgbi Old Christians que viajava para o Chile quando, em 13 de outubro de 1972, o avião caiu em plena Cordilheira dos Andes. A aeronave transportava 40 pessoas — entre jogadores, familiares e amigos — além de cinco tripulantes. Treze morreram na hora e outros faleceram nos dias seguintes por causa dos ferimentos, do frio extremo e de uma avalanche.

 

A tragédia comoveu o mundo, especialmente após a dramática revelação de que os sobreviventes, isolados por mais de dois meses em meio ao gelo e sem alimentos, foram obrigados a recorrer à antropofagia para se manter vivos.

 

O resgate só aconteceu em 22 e 23 de dezembro, 72 dias após o acidente, quando Fernando Parrado e Roberto Canessa caminharam por dez dias pela cordilheira em busca de ajuda. Eles conseguiram contato com um grupo de pastores no lado chileno, dando início à operação que salvou os 14 sobreviventes restantes.

 

Daniel Strauch foi um dos personagens centrais dessa história de resistência e superação que voltou aos holofotes recentemente com o filme A Sociedade da Neve, dirigido por Juan Antonio Bayona e indicado ao Oscar.

 

Com sua morte, agora são 12 os sobreviventes ainda vivos. Outros três já faleceram nos últimos anos: José Luis Inciarte, em 2023; Javier Methol, em 2015; e Álvaro Mangino, também em 2025.

 

 

 

Publicar comentário