
INSS: como consultar notificação de descontos ilegais
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, nesta terça-feira (13), o envio de notificações a aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios relacionados a associações. As mensagens estão sendo encaminhadas por meio do aplicativo Meu INSS.
Para visualizar a notificação, é necessário realizar o download gratuito do aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS. Usuários de iPhone podem encontrar o app na App Store, enquanto usuários de outros modelos podem baixá-lo na Google Play Store.
Depois de instalar o Meu INSS, será preciso criar uma conta utilizando login e senha, informando o CPF. A senha cadastrada pode ser usada para acessar outros serviços públicos integrados ao sistema Gov.br.
Outra opção para criar a conta no Meu INSS é pelo internet banking de bancos credenciados. Nesse caso, é só selecionar a opção “Entrar com seu banco” na tela inicial do aplicativo.
Com o cadastro concluído, o usuário deve clicar no ícone do sino, localizado no canto superior direito, acessar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações”.
O INSS está enviando dois tipos de mensagens: uma para quem teve descontos e outra para quem não teve. Confira os textos:
- Mensagem para quem não teve descontos: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
- Mensagem para quem teve descontos: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
A partir desta quarta-feira (14), o beneficiário poderá consultar o nome da entidade associativa que realizou os descontos. Essa informação estará disponível no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS.
O aposentado ou pensionista deverá informar no app se autorizou ou não esses descontos. Se não houver autorização, será possível solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo, pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.
O INSS informou que, em breve, divulgará instruções detalhadas para auxiliar os beneficiários no processo de solicitação de devolução.
O INSS alerta para possíveis golpes. O contato com os beneficiários será realizado exclusivamente por notificações no aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações ou envio de mensagens SMS.
Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar o aplicativo, os aposentados e pensionistas podem entrar em contato com a central de atendimento pelo número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, recomenda-se ligar após as 16h ou aos sábados.
Para informações confiáveis, o INSS orienta o acesso aos canais oficiais, como o site gov.br/inss e suas redes sociais.
Publicar comentário